A astuta Four-Square Jane e um roubo extremamente artístico.

Edgar Wallace em sua mesa de trabalho Fotógrafo desconhecido.

O Romney Roubado é um exemplo perfeito da literatura de Edgar Wallace.
Publicado originalmente na The Weekly News, em 1919, esse talvez seja o conto mais versátil da antologia CRIMES IMPOSSÍVEIS, da Bandeirola Editora. Afinal, o crime de quarto fechado aqui não é um assassinato, mas um roubo extremamente artístico.


Com uma escrita ágil e objetiva, que lembra – nas palavras de Braulio Tavares – “algo do ritmo acelerado dos seriados do cinema”, o autor nos guia por meio de um jogo de gato e rato entre o detetive-chefe da Scotland Yard, Peter Dawes, e a criminosa conhecida como Four-Square Jane.

Dawes é um oficial brilhante, famoso por solucionar todos os casos que investigou, enquanto Four-Square Jane é uma versão feminina de Robin Hood.

Tendo milionários como alvos, a ladra – cuja verdadeira identidade todos desconhecem, já que ela utiliza disfarces e não deixa rastros – costuma doar o valor dos resgates para instituições beneficentes. Mas, tendo bom coração ou não, ela é uma criminosa perante os homens da lei, que preparam uma armadilha da qual ela não poderá escapar.

Será? 

Capa da 1ª Edição de Four-Square Jane. Publicada por World Wide Publishing Co. 1929, New York.

 
Logo Dawes perceberá que está diante do maior desafio de sua carreira.
E paro por aqui para não dar spoilers. Só posso garantir que o leitor, ávido por histórias inteligentes, concluirá essa leitura com um sorriso no rosto.

Edgar Wallace é, sem dúvida, um dos autores mais celebrados da literatura policial. Após décadas sem ser publicado no Brasil, sua ficção encontrará uma nova geração de leitores graças ao trabalho fantástico da Bandeirola Editora, ao lado do escritor e pesquisador Braulio Tavares.

A antologia encontra-se em financiamento Coletivo no Catarse até dia 12/06.
Para saber mais, clique na imagem.



CRIMES IMPOSSÍVEIS é a primeira antologia policial, em língua portuguesa, voltada exclusivamente ao tema dos crimes de quarto fechado. Garanta seu exemplar durante a campanha de financiamento coletivo e faça parte desse acontecimento histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *